Serviço

Serviços e assessoria técnica em Proteção Radiológica

Inspeção das Vestimentas Plumbíferas

As Vestimentas de Proteção Radiológica, também chamadas de equipamentos de proteção individual (EPIs), são usadas para fins de radioproteção ao individuo ocupacionalmente exposto, a pacientes e a acompanhantes quando for necessário em serviços de radiodiagnóstico médico.

O material das vestimentas plumbíferas consiste em borracha plumbífera com acabamento em tecido lavável com no mínimo 0,25 mm de chumbo, podendo chegar a 0,50 mm de chumbo. A espessura adequada a ser usada em cada setor vai depender do tipo de procedimento realizado, sua blindagem deve ser capaz de reduzir ao máximo a dose de exposição à radiação durante os procedimentos médicos.

Há vários tipos de vestimentas plumbíferas no mercado. As principais e mais utilizadas são: aventais plumbíferos, protetores de tireoide, luvas plumbíferas, protetores de gônadas e óculos plumbíferos.

Os EPIs devem ser armazenados em suportes apropriados a fim de garantir a integridade física da borracha plumbífera. Para garantir que a blindagem esteja satisfatória é necessário que seja feito testes de aceitação e testes periódicos nas vestimentas de proteção individual conforme a RDC Nº 330, de 20 de Dezembro de 2019.

A análise das vestimentas plumbíferas consiste em realizar uma inspeção visual no aspecto geral das vestimentas, e posteriormente realizar uma inspeção com o auxílio do equipamento emissor de raios X, para verificação da borracha plumbífera a fim de analisar se a ela possui fissuras em sua superfície. De acordo com a norma NR-06 do MTE, todos os EPIs danificados devem ser trocados ou retirados do setor.

A Ambienttal Proteção Radiológica fornece a prestação de serviços para verificação da integridade das vestimentas plumbíferas. Entre em contato conosco. Estamos disponíveis para maiores esclarecimentos.