Serviço

Serviços e assessoria técnica em Proteção Radiológica

Levantamento Radiométrico

O levantamento radiométrico, também chamado de monitoração de área, tem previsão na RDC nº 330/19, da ANVISA. Ele consiste em mensurar os níveis de radiação na sala e nas áreas adjacentes de uma instalação com equipamentos emissores de raios X.

Esta avaliação deve ser feita nos teste de aceitação (equipamento novo); com periodicidade quadrienal; e caso haja modificação no equipamento ou mudança na instalação da sala.

O objetivo é avaliar se as barreiras de proteção apresentam níveis de radiação dentro dos limites de tolerância estabelecidos para indivíduos ocupacionalmente expostos e indivíduos do público em geral.

As medidas são realizadas em pontos estratégicos no interior da sala onde o aparelho emissor de radiação ionizante é utilizado e na sala de comando do aparelho. Leituras também são realizadas nas áreas circunvizinhas e nas portas de acesso à sala. Em equipamentos móveis de raios X as medidas são realizadas em pontos situados a 1 metro e a 2 metros de distância do tubo de raios X.

O levantamento radiométrico é realizado com equipamentos próprios calibrados para essa finalidade, juntamente a uma câmara de ionização sensível o suficiente para percepção da radiação ionizante, e um simulador de abdome, que tem a finalidade de reproduzir a densidade e o espalhamento de radiação de um paciente. São realizadas exposições com as maiores técnicas radiográficas mais utilizadas no serviço.

Os resultados possibilitam assegurar o desempenho dos serviços em ambientes adequados, bem como identificar a necessidade de reforço nas barreiras.

Entre em contato conosto. Estamos disponíveis para maiores esclarecimentos sobre o Levantamento Radiométrico.