Serviço

Serviços e assessoria técnica em Proteção Radiológica

Teste de Constância

Todo equipamento emissor de raios X deve ter seus padrões de desempenho avaliados de modo a garantir a qualidade e a segurança das radiografias médicas. Para isso, é realizado o teste de constância, que consiste num conjunto de testes de aceitação e de controle de qualidade, os quais devem ser realizados pelos serviços de saúde.
A ANVISA, por meio da RDC n° 330/19 e suas Instruções Normativas, define a listagem dos testes de controle de qualidade, sua periodicidade, limites de tolerância e os níveis de restrição para cada tipo de equipamento emissor de raios X.

O teste de constância é realizado com equipamentos próprios calibrados para essa finalidade, seguindo as metodologias dos testes constantes em protocolos nacionais e internacionais, de que o Brasil é signatário. Além disso, os testes devem ser realizados por um profissional habilitado junto à Vigilância Sanitária Estadual, responsável por fiscalizar todos os relatórios emitidos por seu cadastrado.

A Ambienttal Proteção Radiológica conta com uma equipe de profissionais habilitados e capacitados para prestação de serviço de maneira eficiente e confiável.

Entre em contato conosco. Estamos disponíveis para maiores esclarecimentos sobre o Teste de Constância.